Cuscuz paulista

O cuscuz paulista tem como origem o estado de São Paulo, mais especificamente a região sudeste do Brasil, essa receita foi influenciada por diferentes culturas gastronômicas, como a indígena, portuguesa e africana, resultando em uma combinação incrível de ingredientes e sabores típicos da região.

A base do cuscuz, que é a farinha de milho em flocos, é um elemento muito presente na cultura indígena brasileira, já o refogado de cebola, alho e pimentão é uma herança da culinária portuguesa, que tem forte influência na gastronomia brasileira.

O cuscuz paulista é um prato típico da culinária brasileira que une praticidade e sabor em uma única receita, com uma base de farinha de milho em flocos, essa versão envolve um refogado irresistível de cebola, alho, pimentão vermelho, milho verde, ervilha e sardinha em conserva, sendo uma versão mais incrementada do cuscuz tradicional.

Cuscuz paulista

O resultado é um cuscuz colorido, cheio de texturas e sabores que conquistam o paladar de todos, a praticidade desta receita está na facilidade do preparo, podendo ser servida tanto quente quanto fria, ideal para uma refeição rápida e deliciosa, seja no almoço, jantar ou até mesmo como lanche. 

Experimente esse cuscuz paulista e surpreenda-se com a combinação perfeita de ingredientes que irão encantar o seu paladar!

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de milho em flocos grossos
  • 2 xícaras de água
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 pimentão vermelho picado
  • 1 lata de milho verde escorrido
  • 1 lata de ervilha escorrida
  • 1 lata de sardinha em conserva escorrida
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Comece hidratando a farinha de milho em flocos em água fervente por cerca de 5 minutos escorra e reserve, em uma panela grande, aqueça o azeite de oliva e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados, adicione o pimentão vermelho e refogue por mais alguns minutos, acrescente o milho verde, a ervilha e a sardinha em conserva e misture bem, tempere com sal a gosto e adicione o cheiro-verde picado, misture novamente;

Por último, adicione a farinha de milho hidratada e mexa bem para que todos os ingredientes fiquem incorporados, em uma forma de buraco no meio untada com azeite, coloque algumas rodelas de pimentão, tomate, cebola, em seguida despeje a mistura e pressione bem para que o cuscuz fique compacto.

Bom apetite!

Pamela Priscilla Barbosa

Pamela Priscilla Barbosa

Nutricionista formada pelo UNIFUNEC (centro universitário de Santa Fé do Sul) com registro profissional no CRN nº 78112/P

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *